Almanaque vem do árabe al-manakh, que é o "lugar em que o camelo se ajoelha". Ponto de reunião dos beduínos para conversar e trocar informações sobre o dia-a–dia.


quarta-feira, 30 de novembro de 2005

28º DIA - Comentário do Blog Missisclof (melhorado)

Nenhuma forma de violência contra a mulher, há de ser perdoada! Nem aquela que abusa da força física ou das armas, Nem a violência das idéias pré-concebidas! Essa última a mais imperdoável das violências, Por que se dissimula no dia-a-dia, Mascarando-se em piadas, pseudociências, fajuto machismo (que se assemelha mais a falas nazi-facistas), E nos tão apregoados “papéis femininos”, Fazendo-nos crer que exista uma pré-determinação Genética-divina-ou-o-escambal, Que diz o que cada mulher pode fazer ou vir a ser! Essa mesma verborragia consensual, Herdada da idade média, Que nos faz crer que, nós homens, temos o domínio sobre as mulheres, E como senhores, permitimos o açoite familiar e social, Para que elas se lembrem sempre do seu “lugar”! Mas as mulheres aprenderam com o tempo, Que o silêncio não é remédio, Nem a boca selada é cura! E agora, quando uma mulher ergue o braço, E evita a bofetada e a ofensa, Ela reage sem um único gesto de agressão, Mas com uma força descomunal, Um canto grave, que nos assombra, Num sonoro e firme: NÃO MAIS!

27º DIA - O amor é uma Bic.

Se tivesse que escolher um único objeto para carregar comigo, numa hipotética viagem a outro planeta, eu escolheria um caneta bic. Das azuis. Dessas bem comuns! Não, não estou fazendo nenhuma apologia do fabricante ou do produto. Mas a carregaria por algumas razões, um pouco frágeis eu sei, mas ao mesmo tempo significativas. A começar pela simplicidade, afinal ela é composta de uma tampa, um tubo plástico, a carga, com sua ponta de metal que permite a escrita, e a “aquela outra parte” de plástico no fim do tubo, o fundilho (eu sei que esse não deve ser o termo mais apropriado, mas fazer o quê se não sei o nome). Já inventaram todo tipo de caneta: verde, vermelha, de quatro cores, dez cores, vinte cores (quem escreve tanto?), com cheiro, com brilho....., mas é a velha e boa bic azul que todos temos, não é mesmo? Começarei meus argumentos pela tampa. É óbvio que uma tampa de bic serve apenas para protege-la de possíveis quedas e danos a sua ponta, o que a inutilizaria por completo caso ocorresse, mas reparem que ela possui um pequeno orifício, que impede que a tinta resseque. Já repararam também como ninguém carrega um caneta bic sem tampa? Como ela sobra em cima dos balcões, como se não tivessem a mínima serventia ou mesmo uma razão para leva-la embora? O tubo plástico, resistente mas transparente, permite que a gente veja a quantas anda a tinta, e quem sabe prever a hora de trocá-la, além de servir como um invólucro protetor para sua sensível e preciosa carga (que dá forma ao que nós humanos sonhamos). Quanto “aquela outra parte”, tenho certeza que sua função primordial é evitar que a tinta possa vazar quando a caneta, por descuido acaba “estourando” no bolso do freguês (mas observem que, quando ocorre o infeliz acidente, ele acomete muitas vezes o bolso daqueles que, num vício quase canino, adoram mordiscar a pobre caneta). Mas o argumento derradeiro é que a caneta bic é como o amor! Não! Definitivamente, não enlouqueci! Reparem que ambos são tão simples, sem grandes partes móveis ou peças mecânicas de delicada precisão. Reparem que a gente não existe sem nossa outra parte: aquela que nos protege, mas sem nos sufocar. Essa outra parte é que nos faz completo. Faz com que a gente possa mostrar aos outros nossa carga tão frágil, mas tão preciosa; uma carga de sonhos, desejos e planos, que nos ajuda a rabiscar o nosso dia-a-dia (mesmo quando estamos já endurecidos externamente). Essa parte que nos dá o apoio e a firmeza, para que sigamos em frente. Essa outra parte que nos impede de sermos levianos com o que temos de melhor, e não nos deixa desperdiçá-lo com sentimentos pequenos de raiva, desespero e solidão. Apenas em uma coisa o amor não se parece com uma bic: é que ao contrário dela, nossa carga de sonhos frente à vida, só acaba se a gente esquece a nossa outra parte, num canto qualquer (mas se isso acontece, perdemos, assim como ela, a nossa serventia). O amor é como uma caneta bic! Das azuis! Dessas bem simples!

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

26º DIA - Fiat Lux

Faça-se a luz e à luz me fiz! Bastou acender um fosfóro da Fiat Lux! Então tá então! Se agente tropeça dá uma vontade danada de xingar o filho da puta que fez aquela claçada mal feita, e o juiz que deixa que isso aconteça e ao médico infeliz que nos atende como se nos fizesse um favor! Xingando esse paiseco de merda que permite essa falta de cidadania! Mas chegando em casa, esquecemos a raiva e a dor, e desepejamos bons conselhos ao nossos filhos e filhos de nossos amigos, torcendo para que eles se tornem engenheiros de sucesso, mesmo que o dinheiro venha sujo da argamassa de segunda que constrói calaçadas erradas, ou juízes que fazem valer a lei, sempre do mais forte do tipo que atira em trabalhador, ou mesmo médicos que preocupados em ganhar dinheiro e chegarem a high society, que esquecem que toda dor é humana, ou mesmo quem sabe, um médico veterinário, que trata cães sabendo os riscos para a saúde humana em se manter aquele animal vivo ou que nem reclhe as fezes do seu cão "porque ele é vacinado e vermifugado". Sonha com o sucesso dos filhos esquecendo que no futuro podem ser excelentes profissionais mas péssimos cidadãos, e serão os futuros filhos da puta, dessa nossa nobre nação! Fiat Lux!

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

25º DIA - Canto para Minha Morte - Raul Seixas e Paulo Coelho

Eu sei que determinada rua que eu já passei, Não tornará a ouvir o som dos meus passos Tem uma revista que eu guardo há muitos anos E que nunca mais eu vou abrir Cada vez que eu me despeço de uma pessoa Pode ser que essa pessoa esteja me vendo pela ultima vez A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar Com que rosto ela virá? Será que ela vai deixar eu acabar o que eu tenho que fazer? Ou será que ela vai me pegar no meio do copo de uísque Na música que eu deixei para compor amanhã? Será que ela vai esperar eu apagar o cigarro no cinzeiro? Virá antes de eu encontrar a mulher, a mulher que me foi destinada, E que está em algum lugar me esperando Embora eu ainda não a conheça? Vou te encontrar vestida de cetim, Pois em qualquer lugar esperas só por mim E no teu beijo provar o gosto estranho Que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar Vem, mas demore a chegar. Eu te detesto e amo morte, morte, morte Que talvez seja o segredo desta vida Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida Qual será a forma da minha morte? Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida? Existem tantas... um acidente de carro. O coração que se recusa abater no próximo minuto A anestesia mal aplicada. A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida O câncer já espalhado e ainda escondido, ou até, quem sabe Um escorregão idiota, num dia de sol, a cabeça no meio-fio... Oh morte, tu que es tão forte, Que matas o gato, o rato e o homem Vista-se com a tua mais bela roupa quando vieres me buscar Que meu corpo seja cremado e que minhas cinzas alimentem a erva E que a erva alimente outro homem como eu Porque eu continuarei neste homem Nos meus filhos, na palavra rude Que eu disse para alguém que não gostava E até no uísque que eu não terminei de beber aquela noite... Vou te encontrar vestida de cetim, Pois em qualquer lugar esperas só por mim E no teu beijo provar o gosto estranho que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar Vem, mas demore a chegar. Eu te detesto e amo morte, morte, morte Que talvez seja o segredo desta vida Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida PS: Para mim essa é uma das melhores músicas que já escutei!!!É só isso! Não é nenhum libelo suicida!

24º DIA - Enquanto estou aqui pensando e refletindo eu acho que...................................

Nada demais! Hoje é um dia em que a gente sempre sabe que terminará do mesmo jeito que começou! A única grande emoção será a possibilidade de se engasgar enquanto toma um copo de água! Mas já diziam os novos baianos: Besta é tu! Besta é Tu! Mas também dizem: Eu ia lhe chamar enauqnto corria a barca! Bem mas que isso importa? Em absolutamente nada! Nada é para ser diferente, é sempre a mesmissíma coisa! O máximo que a gente quer é uma vida menos ordinária!! Então é isso!

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

23º DIA - Remédio amargo...........

Ninguém curte provar do próprio veneno........ Ontem a cena poderia estar em algum anedotário, mas infelizmente é parte do nosso congresso!!! ACM Neto (ou Nato, como diria o Zé Simão), anda se queixando aos quatro ventos que teria sido vítima de "grampo" telefônico! Engraçado é que o Avô dele ACM foi acusado de fazer o mesmo no Senado! Aliás quando invstigam os filhos do Presidente e a 1ª Dama faz parte do processo político, quando é de Senadores do PSDB ai eles gritam: "Mexeu com a minha família dou na cara até do Presidente!" A propósito se o Dep. Sandro Mabel foi inocentado por falta de provas, havendo apenas indícios, porque o Dep. José Dirceu será cassado com base em indícios mesmo na ausência deprovas!??? DECIFRA - ME OU TE DEVORO!!!!!

Laerte

terça-feira, 1 de novembro de 2005

22º DIA - "Alma, deixa eu ver sua alma. A epiderme da alma, superfície....." - Zélia Duncan

Alma! Acho que o mundo está se acabando! Acho que estamos vivenciando o fim dos tempos! Arrependei-vos irmãos enquanto é tempo!!!!! Bem, na verdade não me interessa muito saber para onde vai minha alma depois que o meu corpo arqueado e carcomido for devorado e devolvido à "frialdade inorgânica da terra!" como a muito profetizou Augusto dos Anjos (mais que profetizou lançou esse anatéma sobre nós)! De qualquer forma apenas para prevenir, acabo de slavar a minha alma! Diretório c: .......................Meus Documentos .....................................................André ................................................................Alma Qualquer coisa já ta salvo!* Amém! * Agradecimentos a amiga Vanessa Yuri de Lima, que mui gentilmente cedeu a sua fórmula de slavação!!