Almanaque vem do árabe al-manakh, que é o "lugar em que o camelo se ajoelha". Ponto de reunião dos beduínos para conversar e trocar informações sobre o dia-a–dia.


sábado, 2 de outubro de 2010

91º DIA - Véspera de Eleição

Ah...os velhos e-mails de sempre,
contando histórias de e-mails trocados entre partidários de Dilma e de Serra, como nas duas campanhas do Lula, mudando apenas o personagem dessa vez.
Crer que Lula deu continuidade a política econômica do FHC é esquecer que além do Plano Real, a política do mesmo era não apenas a estabilidade da moeda, aliás mantida a força no final do primeiro mandato para garantir a emenda da reeleição..caso não se lembrem foi o Farol de Alexandria, FHC quem articulou na base do valerioduto em Minas a compra de parlamentares para aprovação dessa emenda que lhe garantiu um 2o mandato, era também a venda da Vale do Rio Doce, o sucateamento das Ferrovias.
Era a política da destruição do ensino superior nas mãos do Sr. Paulo Renato de Souza, com universidades falidas, desrespeito a escolha dos reitores, coisa que o Serra adora fazer na indicação de reitores em São Paulo. Onde um aluno recebia bolsa Cnpq de R$ 271,00 na iniciação cientifica (que foi o meu caso) e meu professor com mestrado tinha salário base de pouco mais de R$ 700,00. Era a destruição do ensino superior a mando do Banco Mundial, que dizia que o Brasil não precisava de curso superior, precisava de curso técnico. Cantilena essa repetida a tantas pelo candidato Serra como única proposta para educação no país. A Dilma inclusive fez o mesmo, mas tem o respaldo das universidades criadas e ampliadas no governo Lula. O governo do semi-alfabetizado e que deu mais valor ao ensino superior que o governo do Sociólogo e Farol de Alexandria FHC.
Ao contrário do que se diz o Bolsa-família exige a contrapartida de criança na escola e acompanhamento na rede de saúde dos menores de 5 anos quanto ao peso e atualização de vacinas.
O que esse pseudo debate entre e-mails esquece de mencionar é que na época do Farol de Alexandria, a figura do engavetador geral, aquele que pegava toda e qualquer denúncia contra FHC e trupe, era arquivado e esquecido, ao contrário do Governo Lula que investiga e deixa a Polícia Federal agir. Mas isso incomodou a direita, afinal foi assim que a criminosa dona da Daslu foi presa por sonegação fiscal, para quem a filha do Alckmin trabalhava. Esqueceu de mencionar que a imprensa é mais livre hoje do que na época de FHC. Mas toda crítica a ela é tida como pretensão de quem quer a censura de volta ao País.
Esqueceu de comentar que o Serra liga para um ministro da suprema corte e parece ter de pedir uma "ajudinha" no caso do fim da obrigatoriedade de apresentação do título de eleitor durante a votação.
Esqueceu de mostrar também que FHC e Serra queriam mudar o nome da Petrobrás para Petrobrax para ser mais chamativa durante o processo de privatização, mas que o governo Lula conseguiu tornar numa das maiores empresas do mundo, e um orgulho para os Brasileiros.
Esquece de dizer que o candidato a minsitro da saúde...digo a presidente, Sr. José Serra governou o estado de SP e é um dos estados que não contribui com a contrapartida de 25% no custeio do SAMU, deixando que essa contrapartida seja paga pelo município que deseja ter um SAMU.
Mas isso não interessa por que a direita raivosa, e o Partido da Imprensa Golpista - PIG (Folha, Estadão, Veja e O Globo) não conseguem fazer um comentário eleogioso ao governo Lula, por que infelizmente eles não são democratas nem imparciais, pelo contrário é só lembrar que a Folha de São Paulo emprestava veículos para a Ditadura Militar para o transporte de presos políticos e hoje acham natural que a "sociedade civil", OAB e alguns órgãos de representação da Imprensa (leia-se representante do PIG) façam movimentos no Largo do São Francisco em SP e no Clube Militar do RJ, num claro movimento de tirar do armário a famosa Marcha pela Família, com Deus e pela Pátria, num reedição do que foi o movimento pré golpe de ´64.
Mas isso não interessa, interessa mesmo é retornar o país as mãos dos que antes o governaram e que distribuíam migalhas chamando de programa social, como em são paulo sorteando casas populares e transformando em circo a desgraça alheia...mas tem quem gosta (afinal adoram assistir Luciano Huck distribuindo casas no se programa semanal).
Mas também não interessa saber que o maior programa de acesso ao ensino superior o Prouni foi criado pelo governo do PT, para acabar com a farra da ditas universidades "Pilantrópicas" que sob a égide de filantropia deixavam de recolher impostos aos cofres públicos, mas que agora tem de manter bolsas do Prouni a quem o governo gerencia..
Mas isso também não importa, por que a direita acha que a grande aprovação do governo Lula se deve a um quadro de hipnose coletiva em que o povo está extasiado com um suposto messianismo lulático ou para os menos eufemistas deve-se mesmo a burrice do nosso povo.
Veremos o que as urnas revelam e esperemos que a direita aprenda o que é democrácia e aceite o resultado das urnas e não queiram reeditar no Brasil uma tentativa de golpe branco nos moldes do que a mesma direita tem feito na América Latina - AL. Lembre da história passada e atual e verá que todo o golpe dado nos países do AL foi promovido pela Direita. A esquerda chegou ao poder na AL pela via democrática ou revolucionária (Cuba).
Abraços e reflitam.
André Peres Barbosa de Castro

Nenhum comentário: