Almanaque vem do árabe al-manakh, que é o "lugar em que o camelo se ajoelha". Ponto de reunião dos beduínos para conversar e trocar informações sobre o dia-a–dia.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

69º DIA - Fanatismo e Tertúlia

Embora 69 seja o único número erótico que se reconheça, o assunto deste dia não é sexo....embora sem o sexo esse dia não aconteceria para mim.....
Pois bem, deixando o devaneio de lado, nada tenho para escrever de fato....mas não posso perder o hábito de ao menos registrar uma ou outra impressão.......Na realidade ja faz algum tempo estive em Brasília e ao visitar a feira, localizada na Torre da Tevê descobri uma barraca que vendia alguns itens bem interessante. A loja chamada Tertúlia vendia camisetas, posters, cartões e pílulas poéticas....isso mesmo, pequenas pílulas transparentes em cujo interior ao invés de sais e outros fármacos, encontramos um pedaço de papel enrolado, onde podemos ler um trecho de um poema. Todos os objetos aliás são poéticos na escolha das imagens e dos textos que os compõem.
Acabei adquirindo um cartão, dois posters, uma camiseta e uma pílula poética (contendo um trecho do poema "Fanatismo" de Florbela Espanca).
Como me lembrei desse poema hoje, deixo-o aqui registrado:
Fanatismo
Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver !
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida !
Não vejo nada assim enlouquecida ...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim !
E, olhos postos em ti, digo de rastros :
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ...
"Livro de Soror Saudade (1923)

Um comentário:

Camu disse...

Que coisa! Nunca ouvi falar da tal pílula poética, mas achei uma graça... é do mesmo tamanho de uma pílula comum? Pequenininha assim? Que coisa! A modernização da garrafa contendo mensagem!
Ótima semana pra vc!
Beijo