Almanaque vem do árabe al-manakh, que é o "lugar em que o camelo se ajoelha". Ponto de reunião dos beduínos para conversar e trocar informações sobre o dia-a–dia.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

77º DIA - João Cury e a mulher de César....

Sabe-se que, ainda na época dos césares, já se dizia que aos homens públicos (e de seus familiares) é exigida a conduta mais ilibada, comprovada não apenas na fala e nos gestos, mas também na aparência, no comportamento social e o mais importante aos olhos dos cidadãos. Reza a história que, Pompéia, mulher de Julio César, possuía um admirador que para chegar até ela, disfarçou-se de mulher, mas foi desmascarado sem mesmo chegar próximo aos aposentos da imperatriz. Chamado aos tribunais César defendeu a integridade de sua esposa que foi absolvida. Entretanto, o imperador passa a repudiar a sua esposa mesmo tendo defendido a honestidade da mesma. Esse episódio foi marcado por uma frase de César para explicar o seu comportamento dúbio: "Não basta a mulher de César ser honesta, ela deve parecer honesta" (frase propagada pelo orador Cícero).

Na noite do dia 16 de dezembro de 2008, o Jornal da Band, noticia escândalo envolvendo suposto esquema de compra de votos em Botucatu (235 km de São Paulo), pela Coligação PSDB/PCdoB, que foram eleitos no dia 05 de outubro para a cadeira do executivo municipal.

O que foi noticiado, se comprovado pela Justiça Eleitoral, será o maior escândalo eleitoral da história de Botucatu. Claro que como todo suspeito o candidato eleito João Cury (PSDB), deu uma declaração dizendo desconhecer o episódio, o que ele como advogado sabe que é sempre a melhor saída, senão a única para a preservação da própria imagem, e a bem da verdade usando da prerrogativa de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Entretanto, não basta ser honesto, tem que parecer honesto!

O que deve provocar certo desconforto nas pessoas em nosso município (digo nosso, por que não nascendo aqui, aqui fui acolhido e aqui mantenho parte do meu coração), é imaginar que, dentro de um processo democrático, cidadãos manifestaram a sua opção de voto, chegando a manifestar em programas de rádio, o caráter, a honestidade de um candidato que hoje se encontra sob suspeita! Lembrar da lista com assinaturas de docentes da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia que manifestaram em nota aberta a população de Botucatu seu apoio aos hoje candidatos eleitos. Botucatu Merece Mais! (mais compra de votos? mais ilicitudes no processo eleitoral? mais?). Sei que essas pessoas manifestavam apenas a sua visão política, a sua escolha em um candidato que julgavam melhor do que os outros, e com toda certeza nenhum deles compactua com fraudes ou crimes eleitorais! Mas não basta ser honesto, tem que parecer honesto!

Agora caberá a Justiça o prosseguimento das investigações e a apuração dos fatos, e se comprovado o crime eleitoral abrir o processo de cassação dos envolvidos! Se nada ficar comprovado ótimo para o processo eleitoral, demonstrando que Botucatu é diferente dos outros 300 prefeitos eleitos no Brasil, cuja vitória está maculada por denúncias! Comprovado o crime ou a inocência mérito aos que fizeram a denúncia por terem cumprido o seu papel primordial de cidadão, tão bem descrita por Albert Camus em seu Discurso de Estocolmo: "Quaisquer que sejam nossas enfermidades pessoais, a nobreza de nossa profissão sempre buscará suas raízes em dois engajamentos difíceis de manter: a recusa em mentir sobre o que sabemos e a resistência à opressão". Não se deve calar sobre crimes ou suspeitas de crimes, uma vez que seremos culpados por omissão ou cumplicidade!

Quem de fato ganha é a cidade e a democracia, que se fortalece e se constrói com base no debate de idéias e não em troca de R$ 20,00.

Seria cômico não fosse trágico!

Comprovada a compra de votos pelo valor de R$20,00, e caso seja cassado o mandato de João Cury e do Prof. Caldas, teremos, como diria o colunista Zé Simão da Folha de São Paulo mais uma piada, no país da piada pronta: "comprou voto mas pagou foi mico!"

Para quem ainda não viu a reportagem:

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=quase-300-prefeitos-eleitos-respondem-a-processo-no-brasil-0402386CD0B14326/user=1575mnadmj5c/date=2008-12-17&&list/type=search/q=botucatu/


-- M. V. André Peres Barbosa de Castro

Nenhum comentário: