Almanaque vem do árabe al-manakh, que é o "lugar em que o camelo se ajoelha". Ponto de reunião dos beduínos para conversar e trocar informações sobre o dia-a–dia.


quarta-feira, 30 de novembro de 2005

27º DIA - O amor é uma Bic.

Se tivesse que escolher um único objeto para carregar comigo, numa hipotética viagem a outro planeta, eu escolheria um caneta bic. Das azuis. Dessas bem comuns! Não, não estou fazendo nenhuma apologia do fabricante ou do produto. Mas a carregaria por algumas razões, um pouco frágeis eu sei, mas ao mesmo tempo significativas. A começar pela simplicidade, afinal ela é composta de uma tampa, um tubo plástico, a carga, com sua ponta de metal que permite a escrita, e a “aquela outra parte” de plástico no fim do tubo, o fundilho (eu sei que esse não deve ser o termo mais apropriado, mas fazer o quê se não sei o nome). Já inventaram todo tipo de caneta: verde, vermelha, de quatro cores, dez cores, vinte cores (quem escreve tanto?), com cheiro, com brilho....., mas é a velha e boa bic azul que todos temos, não é mesmo? Começarei meus argumentos pela tampa. É óbvio que uma tampa de bic serve apenas para protege-la de possíveis quedas e danos a sua ponta, o que a inutilizaria por completo caso ocorresse, mas reparem que ela possui um pequeno orifício, que impede que a tinta resseque. Já repararam também como ninguém carrega um caneta bic sem tampa? Como ela sobra em cima dos balcões, como se não tivessem a mínima serventia ou mesmo uma razão para leva-la embora? O tubo plástico, resistente mas transparente, permite que a gente veja a quantas anda a tinta, e quem sabe prever a hora de trocá-la, além de servir como um invólucro protetor para sua sensível e preciosa carga (que dá forma ao que nós humanos sonhamos). Quanto “aquela outra parte”, tenho certeza que sua função primordial é evitar que a tinta possa vazar quando a caneta, por descuido acaba “estourando” no bolso do freguês (mas observem que, quando ocorre o infeliz acidente, ele acomete muitas vezes o bolso daqueles que, num vício quase canino, adoram mordiscar a pobre caneta). Mas o argumento derradeiro é que a caneta bic é como o amor! Não! Definitivamente, não enlouqueci! Reparem que ambos são tão simples, sem grandes partes móveis ou peças mecânicas de delicada precisão. Reparem que a gente não existe sem nossa outra parte: aquela que nos protege, mas sem nos sufocar. Essa outra parte é que nos faz completo. Faz com que a gente possa mostrar aos outros nossa carga tão frágil, mas tão preciosa; uma carga de sonhos, desejos e planos, que nos ajuda a rabiscar o nosso dia-a-dia (mesmo quando estamos já endurecidos externamente). Essa parte que nos dá o apoio e a firmeza, para que sigamos em frente. Essa outra parte que nos impede de sermos levianos com o que temos de melhor, e não nos deixa desperdiçá-lo com sentimentos pequenos de raiva, desespero e solidão. Apenas em uma coisa o amor não se parece com uma bic: é que ao contrário dela, nossa carga de sonhos frente à vida, só acaba se a gente esquece a nossa outra parte, num canto qualquer (mas se isso acontece, perdemos, assim como ela, a nossa serventia). O amor é como uma caneta bic! Das azuis! Dessas bem simples!

4 comentários:

Fraudinha disse...

Uma caneta bic quando ela acaba vc joga fora. Agora quando o amor acaba...

Zica Cabral disse...

gostei da analogia entre o amor e uma caneta bic. Não conccordo num ponto.......a caneta bic é baratucha e deita-se fora quando acaba, O amor é precioso - sem qualquer preço - e , se se deita fora perde-se o melhor da vida. Morre-se por dentro, seca-se.
Infewlizmente há muitos anos que não uso canetas bic porque só consigo escrever com canetas de tinta permanente. devia à doença de musculos que tenho, fico muito cansada com canetas esferograficas e , como escrevo muito prefiro canetas que não tenha que fazer esforço a escrever.
Seja como fôr gostei do seu post. E gostei muito do comentário que fez no post da Flavia
um abraço
Zica

Anônimo disse...

This is very interesting site... &aposshipmystuff moving company&apos Carmen electras strip poker Inspirational sayings whn trying to lose weight My life as a beat up basketball backboard 1995 nissan pathfinder le 4x4 for sale Reductions in amount of fluoxetine Horse racing philadelphia Movers haulers moving companies storage cargo transport Byblos eyewear

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. video editing schools